O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que apoia a venda de ações da Petrobras para beneficiar os mais pobres. “Quando o preço do combustível sobe, os mais frágeis estão com dificuldade, não estão?”, interpelou, em evento nos Estados Unidos, na quarta-feira 13. “E que tal se eu vender ações da Petrobras e dar para eles esses recursos?”, observou o ministro.
Guedes cumpre agenda em Washington, onde participa da reunião anual do Fundo Monetário Internacional. “Não vou falar nem da riqueza que existe, vou falar de uma riqueza a ser criada, que eu queira distribuir com os mais frágeis.”
Segundo Guedes, a repartição do lucro dos papéis da companhia poderia ser uma alternativa para compensar os reajustes no preço dos combustíveis. “Toda vez que o combustível subir, você tem ações da Petrobras valendo mais”, constatou. “Vende um pouquinho dessas ações e deixa as pessoas mais pobres comprarem gás natural”, disse.
“Aí, quando o preço do gás natural e do petróleo subir, uma parte dessa riqueza que o Brasil tem vai para os mais pobres”, explicou. Desde a reabertura da economia, o valor dos combustíveis subiu muito e sua redução se tornou prioridade do presidente Jair Bolsonaro.