Um homem foi detido, na noite da última sexta-feira (14), após efetuar disparos de arma de fogo contra uma igreja em Fortaleza, no Ceará, antes de um evento com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ex-ministra Damares Alves.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o homem tem 22 anos, portava um revólver calibre 38 e se apresentou como vigilante.
Michelle e Damares ainda não estavam no local quando ocorreram os disparos. O atirador foi conduzido para a 13ª Delegacia de Polícia em Fortaleza, prestou depoimento, foi autuado por disparo de arma de fogo e, após fiança, foi liberado. As apurações seguirão em andamento para identificar a motivação do crime.
A primeira-dama comentou sobre o ocorrido em seu perfil no Instagram. “Esse é o lado que prega o “amor, a tolerância e a pacificação” … o meliante desrespeitou a instituição religiosa colocando a integridade física das pessoas que estavam próximas à igreja em risco. Estamos bem, graças a Deus!”, escreveu.
O evento Mulheres com Bolsonaro ocorreu normalmente na Igreja Apostólica Novidade de Vida, no Bairro Sapiranga. Mais cedo, na manhã desta sexta (14), o encontro ocorreu em Teresina, no Piauí.
Segundo o site O Antagonista, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência trabalha com a hipótese de envolvimento do Comando Vermelho (CV) no episódio. De acordo com o registro da ocorrência, Thiago de Souza Silva, após ser preso, disse à delegada Nelma Cristina Cunha Rodrigues que trabalha como “vigia de rua” e recebe salário de R$ 1 mil.
“Ele negou envolvimento com o crime organizado, mas afirmou morar em área controlada pelo CV. Não deu detalhes de quem seria seu empregador nem o motivo dos disparos feitos contra o muro da igreja. (…) Fontes de inteligência da PM local informaram ao GSI que o jovem, de 22 anos, teria sido “batizado” no CV há apenas dois anos, exercendo funções de baixa relevância, “como aviãozinho, olheiro e rádio”. Os investigadores suspeitam de que o ataque frustrado seja consequência de um “salve geral” dado pela organização”, reportou o site.