Governo realiza primeiro leilão de irrigação do Brasil

Propostas serão apresentadas na B3

O governo federal realiza, nesta quarta-feira, 1°, o leilão do Projeto de Irrigação do Baixio do Irecê, localizado na região do Médio São Francisco, no município de Xique-Xique (BA). O certame será o primeiro da modalidade a ser realizado no Brasil e vai contar com a presença de Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional.

A disputa marcada feita por meio da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Na ocasião, serão leiloadas as etapas de 3 a 9 da obra.

Considerado o maior da América Latina, o Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê usará águas do Rio São Francisco. Ele abrange 105 mil hectares, com cerca de 48 mil hectares de área irrigável. A previsão de investimentos passa de R$ 1 bilhão, em 35 anos.

De acordo com o governo federal, a estrutura deve beneficiar mais de 250 mil habitantes, além da possibilidade de gerar aproximadamente 180 mil novos postos de trabalho na região.

A concessão foi estruturada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, pela Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional (SFPP/MDR) e pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME).

Sairá vencedora a maior proposta de outorga fixa. Por 35 anos, a futura concessionária ficará responsável pela implantação, pela operação e pela manutenção da infraestrutura de irrigação.

A disputa para a concessão do projeto de irrigação foi adiado anteriormente devido ao ineditismo e à complexidade do projeto, a pedido das empresas interessadas. Desse modo, foi possível ampliar a concorrência no leilão da concessão.

COMPARTILHAR