Governo Milei diz que cumpriu o prometido nos primeiros 100 dias

Gestão do presidente argentino disse que “atacou desde o início o déficit fiscal e se manteve firme no equilíbrio das contas públicas para acabar com a inflação”

Ao fazer um balanço dos seus primeiros 100 dias no comando da Argentina, o governo de Javier Milei afirmou, nesta terça-feira (19), que teve de lidar com muitos fatores opostos, mas que “cumpriu pontualmente cada um dos pontos que prometeu na campanha”. A declaração foi feita pelo porta-voz da Presidência, Manuel Adorni.

“Este foi o único governo (…) que nos primeiros dias cumpriu pontualmente cada um dos pontos que prometeu na campanha, porque atacou desde o início o déficit fiscal e se manteve firme no equilíbrio das contas públicas para acabar com a inflação e a destruição da moeda e para ter avançado tão rapidamente no setor de segurança”, disse Adorni.

O governo de Milei também disse ter “mudado o conceito de governabilidade, porque agora ela é dada pelo apoio do povo”, em um contexto em que seu partido, A Liberdade Avança, tem apenas 38 deputados, sete senadores e nenhum governador de província.

“Nenhum outro governo até agora ousou colocar a mão no bolso da política ou expôs a política tanto quanto o de Milei, porque ele busca eliminar os trustes financeiros, as transferências discricionárias para as províncias, a publicidade oficial na imprensa e os órgãos públicos que funcionam como agências de emprego militantes”, acrescentou o porta-voz.

Milei publicou uma mensagem da rede social X escrita pelo líder da bancada de deputados de A Liberdade Avança, Oscar Zago, que disse que em 100 dias o presidente “evitou a hiperinflação que o governo anterior deixou ativa, iniciou o processo sustentado de desinflação, acabou com os piquetes e se levantou contra a insegurança e o narcoterrorismo”.

Fonte: EFE

COMPARTILHAR