Grupo terá caráter consultivo e fará parte do Ministério das Mulheres
Nesta terça-feira (29), o Ministério das Mulheres, liderado pela ministra Aparecida Gonçalves, instaurou um fórum com o objetivo de pensar políticas públicas às lésbicas.
O Fórum para a Promoção de Estratégias para a Autonomia Econômica e Cuidado, Enfrentamento à Violência e Articulação Institucional de Políticas Públicas para Lésbicas foi oficializado na data em que se comemora o Dia da Visibilidade Lésbica.
De caráter consultivo, o grupo foi instituído por meio da Portaria n° 235 de 28 de agosto de 2023, publicada nesta terça no Diário Oficial da União (DOU).
Dentro dos objetivos listados, o Fórum irá apoiar a participação das lésbicas no controle social das políticas para mulheres; propor ações para debater a igualdade de gênero, debater as estratégias e ações de prevenção às violências contra as lésbicas; elaborar estudos e diagnósticos das lésbicas em seus diferentes territórios, entre outros.
A cada quatro meses o fórum realizará uma reunião.
Participarão do grupo pessoas indicadas pela ministra Cida Gonçalves. Outros ministérios poderão fazer parte do grupo, como Direitos Humanos, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Cultura.