O Governo Bolsonaro está articulando um pedido de impeachment contra Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por inspiração do governo, o senador Carlos Viana (PSD/MG) já começou a recolher assinaturas de seus colegas para protocolar o pedido de afastamento do magistrado da Suprema Corte, que deve ser enviado à Presidência do Senado ainda hoje.
A justificativa que será usada por Viana é que Barroso, ministro do STF, interferiu indevidamente nas atribuições de outro Poder.
A medida é uma reação a decisão tomada por Barroso, nesta quinta-feira (08), a qual determinou que o Senado Federal instaure a CPI da covid, que tem como objetivo investigar a conduta do Governo Federal no tocante ao combate à pandemia. A informações de Lauro Jardim.
Na manhã desta sexta-feira, 09, o presidente Jair Bolsonaro rompeu o silêncio sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), e reagiu à determinação do ministro Luís Roberto Barroso de que o Senado instale CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar ações e supostas omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.
De acordo com o presidente, Barroso e a bancada de esquerda do Senado se uniram numa “jogadinha casada” para desgastar o governo.
– Eles não querem saber do que aconteceu com os bilhões desviados por alguns governadores e alguns poucos prefeitos também. Agora, detalhe: dentro do Senado tem processo de impeachment contra ministro do STF. Eu quero saber se o Barroso vai ter coragem moral de mandar instalar esse processo de impeachment também. Pelo que me parece falta coragem moral ao Barroso e sobra ativismo judicial – declarou Bolsonaro.