Na noite de sexta-feira (26), o governador do Tennessee, Bill Lee, assinou um projeto de lei que permite que professores, diretores e funcionários de escolas portem armas de forma oculta. Essa medida, aprovada pela Assembleia Geral nesta semana, já está em vigor e representa uma significativa ampliação do acesso a armas no estado.
As escolas têm a opção de aderir ou não à lei.
Nos casos em que optarem por aderir, os professores poderão portar armas sem informar outros funcionários ou pais dos alunos. No entanto, para isso, será necessário obter autorização da escola e uma permissão de porte, além de completar 40 horas de “formação básica em policiamento escolar” e mais 40 horas anuais de treinamento.
A arma, por sua vez, deverá permanecer oculta, uma vez que o porte durante eventos escolares em estádios, ginásios e auditórios está proibido. O ideal, conforme o texto, é manter o equipamento dentro de uma bolsa ou casaco.
Essa aprovação ocorre aproximadamente um ano após o ataque na escola primária The Covenant School, em Nashville. Naquela ocasião, uma ex-aluna entrou armada por uma porta secundária da instituição, atravessou o térreo e subiu ao primeiro andar do prédio, disparando várias vezes. Três crianças e três adultos perderam a vida no incidente.