Com o alto trafego de pessoas na internet, é comum que golpistas se utilizem da rede para tirar vantagem sobre pessoas desavisadas. Um dos mais novos golpes utiliza o nome da gigante dos serviços de streaming, Netflix. A ação criminosa vem sendo divulgada por anúncios em grandes plataformas, como YouTube e Google, com o nome de “Sistema Netflix”.
O “Sistema Netflix” propõe a oportunidade de ganhar dinheiro assistindo a conteúdos, porém o que pouca gente sabe é que a própria plataforma de streaming já se posicionou sobre o golpe, citando que “Levamos a segurança de nossos assinantes muito a sério e tomamos várias medidas proativas para detectar atividades fraudulentas para manter o serviço Netflix e as contas de nossos assinantes seguras.”
O golpe em questão é em formato de vídeo. Na propaganda, aparece um homem afirmando que diversas pessoas estão ganhando dinheiro apenas por assistir à programação da plataforma de streaming. Ao longo do vídeo, aparecem diversas pessoas mostrando conquistas que teriam sido adquiridas devido ao “Sistema Netflix”, como carros e viagens que teriam sido conquistados ao ganhar R$ 200 por dia, apenas assistindo a séries e filmes.
Porém, para adquirir o “Sistema Netflix”, os golpistas cobram o valor de R$ 147 e prometem que o interessado pode receber até um reembolso caso não lucre rapidamente. Nas últimas semanas, o caso chegou ao Reclame Aqui, uma plataforma que recebe reclamações de clientes e os permite entrar em contato com as empresas.
Lá, diversas vítimas afirmam que acessaram o conteúdo após o pagamento, que consistia em aulas de como lucrar com a Netflix e que também ensinava a como acessar o sistema Honeygain. Esse sistema é gratuito e é capaz de gerar lucro sim, porém, compartilhando trafego de internet, nada relacionado à gigante do streaming.
Embora o golpe mais atual utilize o nome da Netflix, essas não são as únicas propagandas enganosas e vídeos fraudulentos que são anunciados por plataformas como o YouTube e o Google, o que requer a necessidade dobrada de atenção dos internautas.