O negócio está sujeito à aprovação dos órgãos regulatórios
As companhias aéreas Gol, do Brasil, e Avianca, da Colômbia, anunciaram nesta quarta-feira, 11, a criação de uma holding — uma empresa que possui controle sobre outras — o Grupo Abra. Além das duas companhias, o novo grupo também terá participação nas empresas Viva, da Colômbia, e Sky Airline.
De acordo com comunicado enviado ao mercado, “Avianca e Gol serão a base de uma malha pan-latinoamericana de companhias aéreas com o objetivo de ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos”.
O novo grupo terá capital fechado e investidores financeiros se comprometeram a investir até US$ 350 milhões em ações.
A conclusão da transação é esperada para ocorrer no segundo semestre deste ano e está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios.
Mesmo com a fusão, as marcas Avianca e Gol continuarão existindo separadamente. “O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, segundo o comunicado. Ainda, de acordo com o documento, “o Grupo Abra será co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista controlador da Gol”.
Roberto Kriete será o Presidente do Conselho de Administração do grupo Abra. Constantino de Oliveira Junior, da Gol, será o CEO. Adrian Neuhauser, atual presidente e CEO da Avianca, e Richard Lark, atual CFO da GOL, serão co-presidentes do grupo, enquanto mantêm suas atuais funções nas companhias aéreas.