Antes, emissora vinha substituindo cenas de beijo por carícias
As personagens Clara e Helena, papéis de Regiane Alves e Priscila Sztejnman, protagonizaram um beijo lésbico na novela Vai na Fé. Anteriormente, a Globo havia substituído as cenas de beijos por carinhos entre elas.
A cena, escrita pela autora Rosane Svartman, mostrava Clara desanimada depois de uma sessão fotográfica por conta do baixo valor recebido.
“Por que você ficou tão triste? As fotos estão maravilhosas. Imagina quantas mulheres vão te olhar e se inspirar?”, perguntou Helena. “Beleza não vai pagar as contas. O cachê era baixo, não dá pra pagar nem o condomínio. Achei que ia conseguir me sustentar como modelo, que boba eu sou”, respondeu Clara. “Nada que é fácil vale a pena. Te conquistar, por exemplo, foi bem difícil. E eu faria tudo de novo”, disse Helena e em sequência elas se beijam.
Anteriormente, a emissora cortou por duas vezes uma cena de beijo entre as personagens. A primeira foi quando Helena ajudava Clara a se exercitar e um clima mais intimista aconteceu.
Diante da situação, a Globo disse através de um comunicado enviado pela assessoria de imprensa que edições estão previstas sem aviso prévio. “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”, declarou.
Já na segunda vez, o resumo do episódio mostrava Clara chorando e revelando suas inseguranças e fragilidades. Em sequência, Helena enxugaria suas lágrimas, diria que estava linda, beijando-a em seguida.
Com trama escrita por Rosane Svartman, a novela Vai na Fé traz como a protagonista a vendedora de marmita Solange, descrita como “mulher cristã, muito apegada à fé e aos ensinamentos do pastor”. Com duas filhas, um marido desempregado e sustentando a sua mãe, Solange vive um acúmulo das dívidas que a levará a aceitar ser backing vocal de um cantor de funk e tenta encontrar meios de conciliar sua fé e seu trabalho.