Determinação veio do ministro Alexandre de Moraes; rede social informou que a decisão ‘sufoca’ a liberdade de expressão
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de perfis do jornalista Allan dos Santos e da juíza Ludmila Lins Grillo, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na rede social Gettr. A decisão de Moraes se deu em um processo que busca extraditar Santos.
Santos mora nos Estados Unidos, desde 2020, em virtude de o STF tê-lo inserido no âmbito de um inquérito inconstitucional. Um ano depois, Moraes mandou prender o jornalista por “participação” em suposta “milícia digital”.
Já Ludmila entrou na mira da Justiça, depois de criticar decisões do STF. No mês passado, o Conselho Nacional de Justiça informou que a magistrada participou de atos políticos e divulgou canais de Allan dos Santos, o que seria ilegal.
“As decisões assinadas pelo ministro Alexandre de Moraes devem ser vistas exatamente como o que elas são: uma tentativa de sufocar a liberdade de expressão e silenciar duas vozes potentes no Brasil nas semanas cruciais antes do segundo turno”, informou a Gettr, em nota obtida pela Revista Oeste.
Por ora, Allan dos Santos e Ludmila não se pronunciaram sobre a decisão do STF.