Considerados os principais vilões da inflação em 2021, um estudo indica que os preços dos combustíveis devem ter um pequena redução no primeiro trimestre deste ano. De acordo com um levantamento feito pela empresa ValeCard, especializada em soluções de gestão de frotas, no mês de março a gasolina pode chegar a ser vendida R$ 6,18, o menor índice previsto para 2022, devido a uma queda acumulada de 5,94% no trimestre.
O levantamento feito pela empresa também enfatiza que essa redução será impulsionada por uma possível estabilidade do dólar, que fechou os primeiros pregões do ano em alta após a disseminação de novos temores em relação a covid-19, desta vez relacionados com o avanço da variante Ômicron.
No entanto, caso o quadro desta primeira semana do ano mude e a previsão de estabilidade se confirme nos próximos dias, a pressão em cima da gasolina deve voltar somente no mês de abril. Já no próximo semestre, o valor deve atingir seu ápice em setembro, chegando em R$ 6,55, valor semelhante ao que os brasileiros pagam atualmente nos postos.