Ex-presidente criticou o “antilulismo” das Forças Armadas
O jornalista Alexandre Garcia rebateu as críticas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou contra a Forças Armadas. Na ocasião, Lula afirmou que os militares “não escondem o antilulismo” e ainda decretou: “Se quiser se meter em política, tire a farda”.
Em corajoso discurso no quadro Liberdade de Opinião, da CNN Brasil, nesta terça-feira (17), Garcia lembrou que, mesmo pertencendo às Forças Armadas, militares são cidadãos “politizados” porque votam nas eleições.
“O ex-presidente Lula está mencionando um fato que parece que ele quer emascular os militares da política. Eles votam? Votam, menos os recrutas. Portanto, se um cidadão vota, ele tem que ser politizado. Isso sem lembrar que militar é o cidadão fardado, tem que ser politizado. Ele não pode se inscrever em partido político, está na Constituição. Ele pode ser candidato e eleito, mas aí tem que sair da atividade – disse o jornalista.
Ainda segundo Garcia, Lula precisa “entender melhor” que os militares não têm partido político.
“Se ele não for politizado, vira um robô. A politização do militar não é de partido político, e talvez o ex-presidente [Lula] precise entender melhor. O grande partido político do militar é o Brasil, o verde e amarelo, a pátria, a lealdade, a verdade e os valores”, disparou.