Recursos foram usados para alugar um imóvel em Maceió, capital de Alagoas
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) já destinou pelo menos R$ 428,8 mil reais em cota parlamentar para um de seus ex-suplentes, o médico Fábio Luiz Araújo Lopes de Farias. O levantamento, com base em dados disponíveis no site do Senado Federal, foi feito pelo Metrópoles.
Os recursos, repassados entre janeiro de 2010 e fevereiro de 2021, foram usados para alugar um imóvel em Maceió, capital de Alagoas, que serve como escritório político de Renan no Estado, algo permitido pelo Senado.
Atualmente, Fábio Farias é secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado de Alagoas, governado por Renan Filho, filho de Renan Calheiros. Fábio Farias foi um dos doadores da campanha de Renan Filho (MDB-AL) ao governo local, em 2018. Ele doou R$ 10,4 mil reais.
Calheiros informou ao Metrópoles que o aluguel do imóvel é totalmente regular. “O local é o escritório de apoio do senador. Está dentro do uso da cota parlamentar”, disse.
Já sobre o fato de Fábio ser ex-suplente do senador, a assessoria de imprensa disse que “não tem nada a ver”. “O cara [Fábio Farias] tem um imóvel em que cabia a equipe. Cobrou o preço do aluguel, e recebe. A equipe do Senador no estado trabalha lá”, prosseguiu.