Ford retoma produção em SP e Bahia depois de acordo parcial

Até o fim das negociações, montadora deverá assegurar salários dos funcionários convocados ou não para o trabalho

Nesta segunda-feira (22), as fábricas da Ford retomaram a produção nos estados de São Paulo e da Bahia. O expediente começou às 6h da manhã nas unidades de Camaçari e de Taubaté e focará na fabricação de peças de reposição. O retorno é uma resposta a um acordo realizado entre a montadora e os sindicatos.

De acordo com informações da CNN, audiências de conciliação foram realizadas nos dias 17 e 18 de fevereiro pelos tribunais de Justiça de São Paulo e da Bahia. O acordo fixou 90 dias de negociações, com garantia de salários para todos os trabalhadores.

– Ford deve assegurar salários e benefícios aos empregados, sejam eles convocados ou não ao trabalho, até que as negociações com o Sindicato sejam concluídas. Outro ponto importante é a garantia de uma reunião com a direção mundial da montadora, com objetivo de tentar reverter a saída da empresa do Brasil – afirma o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau).

Em 11 de janeiro, a Ford, que está presente no Brasil há 100 anos, anunciou o encerramento da produção de automóveis no Brasil, prejudicando ao menos 5 mil empregos.

COMPARTILHAR