Foguete chinês descontrolado pode cair em área habitada

Espaçonave entrou em órbita no domingo

Um foguete chinês está em queda descontrolada em direção ao solo terrestre. O Long March 5B entrou em órbita no domingo 24. A espaçonave transportou o módulo de laboratório Wentian para a estação espacial da China. Ele completou a missão na segunda-feira 25, quando atracou com sucesso no local determinado.

Depois da separação da estação, entretanto, o foguete chinês começou a orbitar a Terra em uma trajetória de queda irregular. Desse modo, tornou-se impossível fazer uma previsão sobre o ponto de entrada do objeto na atmosfera e mesmo o local em que ele vai cair na superfície terrestre.

O Comando Espacial dos Estados Unidos afirmou ainda que a rota pode fazer com que o equipamento atinja uma região habitada, de acordo com a revista Forbes.

“Infelizmente, não podemos prever quando ou onde ocorrerá o impacto”, disse Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, que está rastreando o objeto. “Um estágio de foguete tão grande não deve ser deixado em órbita para fazer uma reentrada descontrolada. O risco para o público não é grande, mas é maior do que eu me sinto confortável.”

COMPARTILHAR