Foguete abandonado deve atingir a Lua em março

Lançado pela SpaceX, o veículo está vagando pelo espaço há sete anos

Um foguete modelo Falcon 9, enviado ao espaço há sete anos pela SpaceX, empresa de exploração espacial do bilionário Elon Musk, deve atingir o lado “oculto” da Lua (parte mais distante em relação à Terra) em 4 de março de 2022. Os dados foram coletados por astrônomos.

A rota do Falcon 9 foi determinada através do Guide, um software (programa de computador) de observação de estrelas e asteroides. De acordo com Bill Gray, criador do Guide, será a primeira vez que um lixo espacial atingirá a Lua acidentalmente. O foguete tem aproximadamente quatro toneladas e está viajando a 2,5 quilômetros por segundo.

O foguete foi lançado na Flórida (EUA) em fevereiro de 2015 como parte de uma missão para enviar um satélite meteorológico ao espaço. O veículo espacial deveria ter voltado para a atmosfera da Terra, mas depois da separação do lançador com o satélite, o segundo estágio do foguete (a parte do veículo sem o lançador) atingiu uma altura tão elevada que não teve combustível suficiente para retornar.

Com informações do portal de notícias Ars Technica

COMPARTILHAR