O ministro disse que o senador faz “construções mentais” sobre os atos de 8 de janeiro
O ministro da Justiça, Flávio Dino, esteve nesta terça-feira (9) na Comissão de Segurança Pública do Senado, onde pôde responder a muitas dúvidas. Entre os assuntos estavam os atos de vandalismo de 8 de janeiro.
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez alguns questionamentos sobre as investigações dos envolvidos na depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, e afirmou que deseja ver Dino preso, do mesmo jeito que prenderam Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do Distrito Federal.
“O senhor coloca a questão de que o presidente tinha ciência [dos atos]. Eu sempre disse isso para todos vocês, desde o dia 9 de janeiro. Aqui não é CPMI, eu tenho todo o material aqui, comprovando tudo e mais outras coisas, que vou apresentar na CPMI. E eu espero que o ministro seja, consequentemente, afastado e, se possível, até preso”, declarou.
Dino, em sua resposta, atacou o senador, disse que ele faz “construções mentais muito singulares que não têm ligação com os fatos” e ainda ironizou o fato de do Val dizer que foi instrutor da SWAT, grupo tático especial da polícia dos Estados Unidos.
“Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores, o senhor conhece? Capitão América….”, disse o ex-governador do Maranhão, levando os parlamentares da situação a darem risada do opositor.