Além de asfixia, o animal teve um parte do dorso retirada após a morte. “Nós não sabemos o motivo de o animal ter um parte do seu dorso arrancada, contudo, deixamos claro que o ato não foi o responsável pelo falecimento do animal”, disse a ONG Aquasis, responsável pela necropsia do mamífero.
Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na praia de Morro dos Patos, em Itarema, na última segunda-feira, 25. A causa da morte foi asfixia, em virtude das tentativas de reintrodução do animal ao mar. A equipe de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da ONG Aquasis, responsável pela necropsia, disse que quando o animal vem às águas mais rasas da costa e encalha na praia, é um sinal de que ele não está em uma condição adequada de saúde, necessitando assim cuidados veterinários antes que qualquer medida seja adotada.
A Aquasis também informou que o animal já foi encontrado morto, com um pedaço do corpo arrancado: “Pedaço do dorso, parte da carne”. “Certamente [o pedaço do corpo] foi retirado após o óbito do animal. Nós não sabemos o motivo de o animal ter um parte do seu dorso arrancada, contudo, deixamos claro que o ato não foi o responsável pelo falecimento do animal.”