Focando completamente em suas plataformas de streaming, a Disney decidiu encerrar cinco canais de TV por assinatura lineares no mercado brasileiro. A escolha se estende para a América Latina. Deles, o mais popular é o Disney XD, no ar desde 2009 e sucessor dos antigos Jetix (2004-2009) e Fox Kids (1996-2004), responsável pelos desenhos Phineas & Ferb, Digimon, Os Padrinhos Mágicos, entre outros.
Além do Disney XD, outros quatro canais deixarão de ser carregados na televisão paga brasileira: Nat GFeo Wild, Nat Geo Kids, Disney Junior e o Star Life. O último passará a se chamar Cinecanal, dedicado a filmes leves e latino-americanos.
Todas as outras marcas, com exceção do XD e do Junior, faziam parte do portfólio da Fox antes de boa parte do conglomerado ser comprado pela Disney no ano de 2018. Alguns conteúdos que estavam nos canais que serão cancelados já estavam em outras plataformas digitais da empresa americana. É o caso dos canais Nat Geo, disponíveis no Disney+.
De acordo com o Notícias da TV, a Disney confirmou a descontinuidade dos canais e confirmou se tratar de uma readaptação pelo qual o mercado de comunicação tem enfrentado. A empresa reafirmou que grande parte do conteúdo irá para o streaming em breve.
“Para se adaptar ao novo contexto derivado da convergência dos negócios que a Disney opera, e para ser mais ágil para responder ao cenário em mudança e se posicionar melhor para o futuro, decidiu-se fechar os canais”, disse a empresa em comunicado enviado também para veículos de outros países do continente.Falência:
É a segunda grande mudança que a empresa televisiva faz na TV paga nos últimos meses. No próximo dia 17, seus canais esportivos mudarão de nome. A marca ESPN Brasil deixará de ser utilizada e vira apenas ESPN. O Fox Sports terá o nome alterado para ESPN4. O Fox Sports 2 segue por cumprimentos de acordos para a aprovação da fusão de Disney e Fox no Brasil.