Fachin encaminha processo sobre Lula para Justiça do Distrito Federal

No dia 15 de abril, o Supremo Tribunal Federal referendou a decisão de anular as condenações de Lula na Lava Jato, por 8 a 3

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou na segunda-feira 26 o processo relacionado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o tríplex do Guarujá (SP) para a Justiça Federal do Distrito Federal. O magistrado acatou o entendimento do plenário da Corte que referendou a decisão da Segunda Turma de declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o petista.

Em julgamento realizado no dia 22, por 6 votos a 2 (e mais três abstenções), o STF decidiu que o destino das ações envolvendo Lula deveria ser o Distrito Federal. “Conforme expressamente requerido pela defesa técnica do agravante Luiz Inácio Lula da Silva, determino a baixa dos autos à Seção Judiciária do Distrito Federal”, anotou Fachin em seu despacho.

No dia 15 de abril, o Supremo referendou a decisão de anular as condenações de Lula na Lava Jato, por 8 a 3. Na prática, a Corte liberou o petista para concorrer novamente ao Palácio do Planalto em 2022.

COMPARTILHAR