Medida foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira, 4
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na sexta-feira 4, que a Força Aérea Brasileira (FAB) transportará os animais de estimação de brasileiros que estão em Varsóvia, na Polônia, buscando fugir do conflito no Leste Europeu. Eles serão repatriados nesta semana, em voo organizado pelo governo federal.
“Após contato com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, dei sinal verde à FAB para o embarque dos cães que acompanham aqueles brasileiros no retorno à pátria”, escreveu Bolsonaro, no Twitter. A expectativa é que a aeronave multimissão KC-390 Millennium parta da Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira, 7.
O KC-390 Millennium, que resgatará pelo menos 80 brasileiros, ainda levará quase 12 toneladas de comida, medicamentos e purificadores de água. De acordo com o portal Aeroln, o alimento desidratado fornecido pela empresa Simple Nutri é o mesmo que foi entregue recentemente às vítimas de inundações na Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Petrópolis-RJ.
Segundo o último balanço do Itamaraty, divulgado na terça-feira 1º, aproximadamente cem brasileiros deixaram a Ucrânia desde o início da invasão russa. Antes da guerra, havia pelo menos 80 brasileiros aguardando para serem retirados do Leste Europeu. Antes do conflito, a comunidade brasileira na Ucrânia era estimada em 500 pessoas.