Mensagem satírica, convocando brasileiros para a guerra na Ucrânia durante o carnaval, acaba assustando algumas pessoas
A Rússia invadiu a Ucrânia por terra, mar e ar na última quinta-feira. O ataque ao país vizinho foi anunciado pelo presidente russo, Vladimir Putin. A medida foi fortemente condenada pelos Estados Unidos e países europeus, que prometeram reagir. O medo de que esse confronto possa dar início a uma nova guerra mundial assustou muita gente, em todo o mundo.
No Brasil, não foi diferente. Na sexta-feira, dia seguinte ao ataque, em 24 horas a busca pelas palavras Brasil e Otan no Google subiram 3.300%. Otan é a Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança militar formada pelos países da Europa com os Estados Unidos (todos banhados pelo Norte do Oceano Atlântico).
Se o ataque russo à Ucrânia se espalhar por países próximos associados à Otan, como Estônia, Lituânia ou mesmo a Polônia, isso exigiria que a aliança reagisse em defesa ao seu associado. Ou seja, Estados Unidos e países como Alemanha, França e Reino Unido teriam que se envolver no confronto.
E o Brasil, nessa história? Segundo uma mensagem que começou a ser compartilhada logo após o início do ataque russo, “o Brasil sendo signatário da Otan”, o comandante do Exército Brasileiro teria resolvido convocar todos os reservistas, que devem se apresentar à “Organização Militar (OM) mais próxima de suas residências”.
A “missão” na Ucrânia começaria na sexta-feira passada (25) e terminaria na próxima quarta-feira (02/03). Coincidentemente, o mesmo período do Carnaval. Os convocados deveriam avisar esposas e namoradas. O retorno, segundo a mensagem, seria “em caso de sobrevivência”.
Claramente, a mensagem é falsa e trata-se de uma brincadeira. Mas a mensagem tinha elementos suficientes e chegou num momento de tanta tensão, que conseguiu assustar algumas pessoas, que encaminharam a mensagem para o MonitoR7, para verificação. Mesmo com o evidente tom satírico da mensagem, nós checamos suas informações.
Então, para esclarecimento, o primeiro ponto é que o Brasil não é “signatário da Otan”, como diz a mensagem. Afinal, o Brasil não é um país banhado pelo Atlântico Norte. Nosso Litoral tem águas do Sul do Oceano Atlântico.
Desde agosto de 2019 o Brasil foi nomeado pelos Estados Unidos, ainda sob o governo de Donald Trump, como aliado militar preferencial extra-Otan. Mas isso não implica nenhuma obrigação de participação de confrontos conjuntos com a aliança militar. O status de aliado dos EUA, extra-Otan, que outros 16 países também tem, garante apenas facilidades na compra de tecnologia militar e armamentos dos americanos.
Em relação à convocação dos reservistas pelo Exército brasileiro, claro, não é real. Segundo a assessoria do Ministério da Defesa, essas “brincadeiras” são comuns nessa época e quase todo ano surgem mensagens com esse conteúdo, criando convocações para o período carnavalesco. A novidade deste ano foi o surgimento de um conflito real, que deu alguma “credibilidade” para a brincadeira.
A questão é que a invasão da Ucrânia pela Rússia é um fato muito sério, que até a tarde de sábado já tinha provocado a morte de quase 200 civis ucranianos. Fora as mortes de militares no combate, dos dois lados. E que realmente pode provocar um confronto de maiores proporções, envolvendo outros países. O espírito brincalhão dos brasileiros, especialmente em época de carnaval, desta vez não fez uma boa escolha de tema.