País criticou a “política hegemônica dos Estados Unidos e do Ocidente”
Nesta segunda-feira (28), a Coreia do Norte falou sobre a invasão russa à Ucrânia e criticou os Estados Unidos (EUA) pela guerra. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do país, a raiz do problema são “a política “hegemônica dos EUA” e também o “desrespeito dos países ocidentais pelos legítimos interesses de segurança da Rússia”, informou uma agência de notícias russa.
O ataque da Rússia à Ucrânia ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro. O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão.
De acordo com ele, o “objetivo é proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos, e, para isso, buscaremos desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.
Em entrevista à KCNA (Agência Central de Notícias da Coreia do Norte), um diplomata do país afirmou que o Ocidente e os EUA “estavam sistematicamente minando o sistema de segurança na Europa com suas tentativas cada vez mais manifestas de implantar armas ofensivas ali e expandir a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o leste”.
“A crise na Ucrânia decorre da política hegemônica dos Estados Unidos e do Ocidente, que estão agindo deliberadamente e arbitrariamente em relação a outros países”, apontou.