Um distrito escolar de Wisconsin está sendo criticado por supostamente não fazer nada depois que um homem adulto expôs seu pênis a quatro calouras no vestiário de uma escola
O incidente ocorreu na Sun Prairie East High School em 3 de março.
De acordo com uma carta enviada ao distrito pelo Wisconsin Institute for Law & Liberty (WILL), “quatro calouras da EHS participaram de uma unidade de natação como parte de sua aula de educação física da primeira hora. Depois da aula, as meninas entraram no vestiário esportivo feminino para tomar banho e se trocar para a aula. Ao entrar, perceberam um aluno do último ano do sexo masculino na área que continha armários e bancos.
É nosso entendimento que este homem tinha 18 anos na época do incidente. De acordo com as meninas, esse aluno não estava na aula de educação física da primeira hora de que participavam. Enquanto as meninas ficaram surpresas ao vê-lo no vestiário, elas tiveram uma ideia geral de que esse aluno se identifica como transgênero e usou roupas femininas banheiros antes. Enquanto estavam desconfortáveis, eles seguiram para a área do chuveiro sem interagir com o aluno.”
“As meninas entraram na área do chuveiro com seus trajes de banho, que era sua prática comum enquanto se enxaguavam. Quando começaram a tomar banho, o aluno se aproximou deles, entrou na área do chuveiro, anunciou ‘eu sou trans, a propósito’, e então se despiu completamente e tomou banho completamente nu ao lado de uma das meninas”, explicou WILL.
“Ele ficou inicialmente virado para a parede, mas se virou e expôs totalmente sua genitália masculina para as quatro garotas. Compreensivelmente, as meninas foram pegas de surpresa e chocadas, fecharam os olhos e tentaram se apressar e sair do chuveiro o mais rápido possível”.
A vice-diretora Heidi Walter teria perguntado ao aluno os nomes das meninas, mas não informou o coordenador do Título IX sobre esta denúncia de suposto assédio sexual.
“De acordo com a lei federal, o incidente deveria ter sido relatado ao coordenador do Título IX, que deveria ter contatado as meninas, oferecido medidas de apoio e dado a elas a oportunidade de registrar uma reclamação”, disse WILL. “As medidas de apoio podem ter incluído acomodações para manter seu acesso à educação e privacidade adequada no vestiário, pelo menos enquanto uma investigação do Título IX estava pendente. Ninguém do Distrito contatou nenhum dos pais das meninas na época e ninguém investigou. Para ser claro, isso significa que a resposta inicial do distrito a este incidente violou o Título IX.”
A escola e o distrito pareceram não fazer nada por mais de um mês – apesar dos pais das meninas repetidamente acompanhá-los. Eles finalmente enviaram a um pai a “orientação de acessibilidade de banheiro e vestiário”, que diz que os alunos podem usar os banheiros e vestiários com os quais se identificam, desde que respeitem os outros.
O diretor acabou se desculpando com os pais, mas foi só.
“É bastante revelador que, de acordo com o documento de orientação, se as meninas biológicas desejam mais privacidade, são as meninas que devem sair e usar um banheiro ou vestiário separado”, disse WILL na carta. “Isso é precisamente o contrário.”
De acordo com o Título IX, as denúncias de assédio sexual nas escolas devem ser abordadas e levadas a sério.
“O SPASD não pode saber se as meninas experimentaram uma conduta indesejável que afetou negativamente sua educação porque não fez nada para investigar”, continuou a carta. “Em vez disso, o Distrito agiu (ou deixou de agir) de maneira a priorizar apenas os interesses do aluno transgênero. Isso é uma violação da lei.”
A organização disse que também pode ter sido cometido um crime, uma vez que um adulto se expondo a menores se enquadra no estatuto criminal Wis. Stat. § 948.10.
Libby Sobic, Diretora de Políticas Educacionais da WILL, disse em um comunicado que “os distritos escolares precisam pensar sobre o que o afrouxamento dos limites para os espaços para pessoas do mesmo sexo pode significar para as meninas. Os pais estão compreensivelmente preocupados se os distritos escolares – como o Sun Prairie Area School District – estão fazendo tudo o que é necessário para proteger as meninas nos banheiros e vestiários. WILL está pedindo ao distrito que aja prontamente para restaurar a sensação de segurança e privacidade em suas escolas”.
WILL entrou com um pedido de registro aberto, buscando orientação sobre o banheiro e vestiário da escola que estava em vigor em 3 de março de 2023. WILL também está perguntando quando a política de orientação sobre vestiário foi criada (antes ou depois do incidente) e quais comunicações adicionais existia entre os professores da escola sobre o assunto.