Esquerdista Biden perdoa todos os condenados por posse de maconha

Indulto deve alcançar 6,5 mil pessoas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai perdoar as condenações federais por posse de maconha. Em um comunicado emitido na quinta-feira 6, o democrata (partido de esquerda) informou que “ninguém deveria estar preso por usar ou possuir”.

“Como ninguém deveria estar em uma prisão federal por portar maconha, ninguém deveria estar em uma prisão local ou estadual por esse motivo”, observou Biden, ao fazer uma apelo aos governadores, para seguirem-no.

Biden também orientou o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra, e o procurador-geral, Merrick Garland, a começar um processo administrativo para revisar a classificação da maconha na lei federal.

Segundo o presidente, a cannabis está listada no “Anexo 1” da Lei de Substâncias Controladas. O democrata disse que a categoria é a mesma da heroína e do LSD e mais alta que a do opioide usado para anestesia.

A Casa Branca informou que o indulto deve abranger 6,5 mil condenados por acusações federais de posse entre 1992 e 2021. No Twitter, Biden escreveu que seu governo começou a “corrigir erros do passado”, sem mencionar governos anteriores ou dar mais detalhes.

COMPARTILHAR