‘Escondido’ e sem povo nas ruas, pesquisa aponta vitória de Lula ainda no primeiro turno

Apesar da ausência de manifestações populares de grande repercussões, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, aparece mais de 20 pontos percentuais à frente do atual Chefe de Estado, Jair Bolsonaro (sem partido), de acordo com um levantamento do Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC), divulgado nesta quarta-feira (22).

Recém-conhecido do público, o Ipec é comandado pelos antigos donos do Ibope Inteligência – que encerrou suas atividades no início deste ano após o fim da parceria com o grupo internacional Kantar Group, que detinha o licenciamento das operações do Ibope no Brasil.

De acordo com o levantamento divulgado pela Globo, Lula venceria nos dois cenários, podendo angariar a vitória ainda em primeiro turno se as eleições fossem hoje.

No primeiro cenário indicado pelo Ipec, o petista possui 48% ante 23% de Jair. O ex-governador cearense Ciro Gomes aparece com 8%, à frente do tucano João Doria, que por sua vez obtêm 3% e está empatado com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), também com 3%. Votos em branco e nulos somam 10%, e não sabem ou não responderam, 4%.

Já em um segundo cenário com o nome de Sergio Moro incluso, Lula tem 45%, seguido por Bolsonaro com 22%. Ciro aparece em terceiro, com 6%, seguido por Moro, com 5%. José Luiz Datena soma 3%, logo atrás vem Doria e Mandetta, ambos com 2%.

O presidente do senado, Rodrigo Pacheco, e o também senador Alessandro Vieira, aparecem com 1% cada. Simone Tabet não pontuou. Brancos e nulos somam 9%, e os que não responderam 5%.

COMPARTILHAR