O empresário Samuel Eberth de Melo, de 41 anos, foi encontrado morto neste domingo (11), após ficar desaparecido por nove dias. Ele havia partido de Minas Gerais para o Rio Grande do Sul, no último dia 1º, a fim de cobrar uma dívida de R$ 1 milhão.
Melo atuava no município mineiro de Contagem no ramo automotivo, sendo proprietário de uma concessionária. Um cliente havia encomendado e recebido 44 veículos da concessionária, mas não pagou o valor acordado.
O último sinal de vida do empresário foi no dia 2 de junho, quando enviou uma mensagem de áudio para a namorada. De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Melo hospedou-se em Novo Hamburgo, e sua reserva era até 4 de junho.
No contato com a namorada, ele avisou que não encontrou os veículos que deveriam estar à venda na cidade.
“Você acredita que os carros não estão aqui? Acabei de chegar aqui e tem só alguns carros. Ai, meu Deus do céu, sabia que tinha alguma coisa. Vou lá na cidade, na outra loja. Onde que ele colocou esses carros, o que ele fez com esses carros?”, disse o homem em áudio.
Câmeras de segurança registraram o empresário em um posto de gasolina em Tangará, município vizinho a Novo Hamburgo, onde ele parou para abastecer. Foi a última vez em que ele foi visto.
“Ele veio ao Rio Grande do Sul para tentar receber o pagamento de uma remessa de 44 veículos. Essa foi a segunda remessa. A primeira, tinha 25 veículos, ele recebeu o dinheiro devido. Mas, nessa segunda, não houve o repasse financeiro combinado”, contou a delegada Marcela Ehler, da Polícia Civil.
Segundo a delegada, o rastreamento do sinal telefônico da vítima foi determinante para sua localização. A polícia obteve informações de que um homem teria sido levado para uma casa abandonada. A partir desse dado, todas as residências que estavam abandonadas ou vazias na região foram vasculhadas.
Em uma das casas foi encontrado um óculos que pertenceria a Samuel. Também foram encontrados restos de lona de caminhão, o que fez com fosse levantada a suspeita de que o mineiro já estaria morto e tenha sido enrolado para ser enterrado. O corpo de Samuel de fato estava enterrado e foi localizado por meio de cães farejadores.
Durante os oito dias de busca, houve a participação de 70 agentes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. O corpo de Samuel já foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Novo Hamburgo e levado para Belo Horizonte, onde ocorreria o enterro, previsto para esta terça-feira (13).