Empresa norte-americana realiza seu 1° voo ao espaço (veja o vídeo)

Os valores da primeira viagem ao espaço da Virgin Galactic não foram revelados

A empresa norte-americana Virgin Galactic concluiu nesta quinta-feira, 29, sua primeira missão comercial para levar clientes como tripulantes em uma viagem ao espaço. A nave, VSS Unity, voou por cerca de 90 minutos — sendo 15 minutos em microgravidade — antes de retornar em segurança ao Spaceport America, o aeroporto espacial dos Estado Unidos, no Estado do Novo México.

A decolagem da nave partiu de uma aeronave porta-aviões, chamada VMS Eve. Quando o avião atingiu a altitude de cerca de 14 quilômetros, a nave desacoplou e voou sozinha até chegar à “borda” do espaço sideral, a 85 quilômetros de altitude.

Tripulação do primeiro voo ao espaço

A missão foi composta de uma equipe italiana de três homens. Além dos fins comerciais, foi anunciada a coleta de informações científicas, como dados biométricos, medição de desempenho cognitivo e registro de como alguns líquidos e sólidos se misturam em condições de microgravidade.

Fizeram parte desse primeiro voo o coronel da Força Aérea (FA) italiana Walter Villadei — como comandante a bordo do voo —; o tenente-coronel da FA Angelo Landolfi; e Pantaleone Carlucci. Além deles, a tripulação se completou com o treinador da Virgin Galactic, Colin Bennett, que atuou como “instrutor de astronautas” da empresa durante o voo ao espaço.

Viagem espacial?

A missão realizada alcançou cerca de 85 quilômetros de altitude, mas essa distância do solo terrestre já é considerada espaço? Para os Estados Unidos, sim. O país considera 80 quilômetros altitude como “início” do espaço. Contudo, a Federação Aeronáutica Internacional classifica como espaço sideral apenas o que está acima de 100 quilômetros de altitude, na chamada Linha de Kárman.

Os valores do primeiro voo ao espaço da Virgin Galactic não foram revelados, porém, em novembro de 2021, a empresa começou a negociar passagens para essa categoria de viagem por US$ 450 mil — algo em torno de R$ 2 milhões — cada uma. A companhia afirma ter vendido mais de 800 passagens e planeja realizar cerca de 400 voos como esse por ano.

Acompanhe a íntegra da transmissão do primeiro voo ao espaço da Virgin Galactic

COMPARTILHAR