Em fiscalização, RJ descobre mais de 40 leitos de UTI ocultos

Governo está realizando visita surpresa a hospitais para descobrir leitos que não estão registrados na Central de Regulação

Uma fiscalização do governo do Rio de Janeiro identificou mais de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocultados por algumas cidades fluminenses da Central Estadual de Regulação (CER). A ação, que iniciou na última quinta-feira (18), já inspecionou unidades de saúde em oito cidades. Até o último sábado (20), ao menos 381 pessoas aguardavam por um leito de UTI.

Segundo o secretário de Saúde do estado, Carlos Chaves, a fiscalização vai continuar, e os números exatos de leitos que não estavam à disposição da Secretaria Estadual da Saúde devem ser divulgados nos próximos dias.

– Essa fiscalização será contínua e não tem previsão para acabar. Precisamos de todos os leitos disponíveis para população fluminense – declarou.

A fiscalização é realizada de surpresa nas unidades de saúde, e o objetivo é incluir os leitos supostamente ocultos à central de regulação, para distribuir de forma equilibrada as vagas nas UTIs e atender a toda a população fluminense, inclusive em caso de transferência.

A Secretaria Estadual de Saúde publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado em janeiro, uma resolução que criou a regulação unificada para leitos destinados a pacientes com Covid-19 em todo o território fluminense. A regulação feita pelo estado é o processo responsável por garantir o acesso ágil e de forma mais justa aos leitos hospitalares.

Bolsonaro anuncia 2,7 mil leitos de UTI para Estados brasileiros

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, neste sábado (20) a habilitação de 2.700 leitos de UTI para Covid-19 que serão implantados em 22 estados brasileiros. A medida consta em portaria de 19 de março assinada pelo ministro Eduardo Pazuello.

Segundo o Ministério da Saúde, o valor do repasse mensal será de mais de R$ 71,9 milhões. Serão contemplados 70 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Durante a semana, o Governo Federal já havia destinado 1.608 leitos de UTI para São Paulo.

Por Gleyson Araújo | Portal Cidade News

COMPARTILHAR