Em carta, parlamentares da esquerda Americana pedem que Biden boicote a entrada do Brasil na Otan

Membros da Aliança Atlântica podem adquirir equipamentos militares norte-americanos por preços mais baixos

Sessenta e três congressistas do Partido Democrata dos Estados Unidos endereçaram uma carta ao presidente Joe Biden contra o Brasil. Enviado na quarta-feira 14, o documento solicita que o chefe do Executivo desfaça a oferta para que o nosso país se torne parceiro global da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O convite havia sido feito por Donald Trump.

“O histórico deplorável de Bolsonaro no cargo exige uma revisão urgente das relações EUA-Brasil, com foco na identificação de ajustes potenciais no relacionamento que poderiam fornecer uma alavanca para incentivar um comportamento menos prejudicial”, informaram os congressistas, que representam mais de 1/4 da bancada democrata na Câmara.

Segundo o grupo, Bolsonaro “ameaça o regime democrático” por ter “militarizado o governo”. “As políticas dele ameaçam o regime democrático”, salientou o ajuntamento. Em agosto de 2019, o Brasil se tornou um aliado extra-Otan. O status permite a compra de equipamentos militares norte-americanos por preços mais baixos que os praticados no mercado.

COMPARTILHAR