Manifestações pró-impeachment têm baixa adesão em capitais brasileiras neste domingo
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais neste domingo (12) para ironizar os protestos convocados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo Vem Pra Rua (VPR) contra o presidente Jair Bolsonaro.
Até o momento, os atos tiveram baixa adesão em diversas capitais, em contraste com as manifestações pró-governo do dia 7 de setembro.
Diante disso, o filho do presidente Jair Bolsonaro aproveitou para alfinetar as pesquisas eleitorais que apontam enfraquecimento do chefe do Executivo na corrida presidencial de 2022.
“Acho que assim nem o DataFôia dá jeito”, satirizou, em publicação no Instagram.
Além de 18 capitais, a manifestação principal estava prevista para ocorrer à partir das 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo. Com discurso de “frente ampla” e sem “pautas partidárias”, o MBL esperava figuras políticas como Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), os senadores Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB) e a deputada Tabata Amaral (sem partido) no ato pró-impeachment.
Apesar da adesão de partidos como PDT e PCdoB, o Psol e o PT decidiram ficar formalmente de fora das manifestações, visto que o MBL foi um dos movimentos engajados na luta pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.