A prefeitura de Recife declarou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a região metropolitana da cidade. Subiu para 44 o número de mortos oficialmente, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional em coletiva de imprensa, neste domingo, 29.
“A informação atualizada que eu tenho é de que a gente registrou 44 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse em entrevista à CNN Brasil que este é um “momento extremamente desafiador” e o fenômeno é algo “completamente fora do normal”. “Cabe à gente poder trabalhar para reduzir os impactos das pessoas e poder cuidar da cidade”, disse.
Campos explicou que a região sofre as consequências de um fenomêno chamado Onda do Leste. “Estamos passando por um momento extremamente adverso, é um fenômeno meteorológico conhecido como Onda de Leste, que chegou à região Metropolitana do Recife. Desde segunda-feira até hoje, temos um acumulado de aproximadamente 450 milímetros.”
E lamentou: “Infelizmente, é o maior desastre dos últimos 50 anos do Recife, registrado na Região Metropolitana.”
Campanha de doação
A Prefeitura da cidade montou três pontos de arrecadação para receber alimentos, colchões, cobertores e cestas básicas. Os locais são: Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu e Edifício Sede da Prefeitura.
“A gente reforça que é importante para todas as famílias que estão em áreas de risco, que elas precisam ser retiradas. Nós temos hoje 30 abrigos funcionando em escolas e creches”, disse o prefeito.