Dois bebês tomam vacina Pfizer por engano e são internados

Vacina administrada deveria ser a pentavalente

Uma menina de dois meses e um menino de quatro meses de idade foram internados, em Sorocaba, interior de São Paulo, após terem tomado doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. O imunizante foi administrado por engano, pois os bebês deveriam receber a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta.

Os bebês foram levados ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), na noite desta quinta-feira (2), após apresentarem forte reação, com febre alta e vômito, além de não conseguirem tomar leite.

A técnica de enfermagem responsável pelo erro alegou que confundiu os frascos e foi afastada. De acordo com o Secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, o frasco da vacina contra Covid-19, da marca Pfizer, possui embalagem semelhante à pentavalente, o que gerou o erro.

Após a internação, as duas crianças não apresentaram mais sintomas. Elas receberam soro e conseguiram voltar a tomar leite na manhã desta sexta-feira (3). Os bebês passarão por um teste de sorologia e, em seguida, receberão a dose correta da pentavalente.

COMPARTILHAR