Ditadura venezuelana financiou Lula, diz ex-chefe de Inteligência militar chavista

‘Movimentos políticos de esquerda’ receberam dinheiro do país ‘por pelo menos 15 anos’, revela Hugo Carvajal

O ex-chefe de Inteligência e Contrainteligência da Venezuela Hugo Carvajal confessou que a ditadura do país “financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda pelo mundo por pelo menos 15 anos”. Também conhecido como El Pollo, ele escreveu um depoimento de sete páginas para a Justiça da Espanha, que o mantém sob custódia.

“O governo venezuelano financiou ilegalmente movimentos políticos de esquerda pelo mundo por pelo menos 15 anos, entre eles a criação do partido político espanhol Podemos”, escreveu El Pollo. As informações foram publicadas na terça-feira 19 pelo jornal espanhol Ok Diario.

O depoimento prossegue: “Enquanto fui diretor de inteligência e contrainteligência militar da Venezuela, recebi uma grande quantidade de relatórios mostrando que esse financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos concretos são: Néstor Kirchner, na Argentina, Evo Morales na Bolívia, Lula da Silva no Brasil, Fernando Lugo no Paraguai, Ollanta Humala no Peru, Zelaya em Honduras, Gustavo Petro na Colômbia, Movimento 5 Estrelas na Itália e Podemos na Espanha. Todos esses foram relatados como receptores de dinheiro enviado pelo governo venezuelano”.

No entanto, Carvajal ainda deverá apresentar documentos para provar as acusações.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR