O governo da Dinamarca revelou nesta sexta-feira (8) que está se preparando para lançar, em breve, um “passaporte de saúde” para quem foi vacinado contra a Covid-19.
– O Ministério da Saúde está trabalhando em um passaporte Covid-19 – afirmaram as autoridades locais à emissora pública de TV DR.
A ideia é que os próprios cidadãos possam imprimi-lo a partir de um site que armazena suas informações pessoais de saúde.
– Esperamos que outros países possam exigir que a documentação da vacina seja mostrada para entrar em seu território, para que o passaporte possa ser utilizado nesse contexto – relatou o Ministério da Saúde.
A notícia sobre o “passaporte”, que representa uma possibilidade também discutida por outros países, foi bem recebida por organizações como a associação patronal dinamarquesa e pelos organizadores de concertos e festivais, que esperam abrir as portas para a celebração de grandes eventos ao ar livre no verão europeu.
A Dinamarca, com 175.663 casos e 1.451 mortes, é o segundo país nórdico mais afetado pela Covid-19, com uma taxa de 25,03 mortes por 100 mil habitantes, um terço da Suécia, mais do que o dobro da Finlândia e três vezes mais do que a Noruega.