No último sábado (25), o ator norte-americano Leonardo Di Caprio usou sua conta no Twitter para parabenizar os governadores de três estados brasileiros, Amapá, Pará e Amazonas, pela proteção da Amazônia.
A postagem do ator cita uma campanha da ONG Global Citizen, que convocou governos e empresas ‘para que trabalhem juntos na defesa do planeta e para vencer a pobreza, concentrando-se nas ameaças mais urgentes’.
“Graças a uma colaboração poderosa entre @rewild, @Coldplay e Global Citizen, governadores de 3 estados da Amazônia brasileira estão se comprometendo com as metas de conservação e clima para a insubstituível floresta amazônica”, escreveu ele.
No domingo (26), o presidente Jair Bolsonaro postou um vídeo de 2019, onde responde a questionamentos de representantes de governos estrangeiros sobre a preservação da Amazônia:
“Primeiro, vocês têm que entender que a Amazônia é do Brasil, não é de vocês. A gente sabe do interesse mundial pelo que resta do planeta, basicamente, a Amazônia. […] Se toda essa devastação aí, que vocês nos acusam, que estamos fazendo, que já foi feita no passado, a Amazônia já teria disso extinta, já seria um grande deserto”.
E manda um recado para os governantes que preferem tentar interferir na Amazônia do que cuidar do ecossistema de seus países: