Deveria ter negro no STF, diz Joaquim Barbosa

Vaga no Supremo Tribunal Federal está aberta desde a aposentadoria de Ricardo Lewandowski

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2003 a 2014, Joaquim Barbosa defende que o próximo membro da Corte deve ser uma pessoa negra. Ele falou sobre o assunto em entrevista publicada nesta segunda-feira, 15, pelo jornal Valor Econômico.

“Lula cometerá um grande erro se não escolher um ministro [negro] ou uma ministra negra”, disse Barbosa.

A fala de Barbosa, que chegou ao STF justamente por indicação do petista, ocorre na ocasião em que uma das cadeiras de ministros do Supremo encontra-se vaga. Outro indicado de Lula para a Corte, Ricardo Lewandowski se aposentou no mês passado.

Até o momento, o presidente da República não declarou quem será o seu indicado para ser o mais novo integrante do STF. Ex-advogado do petista, Cristiano Zanin é mencionado por aliados e órgãos de comunicação como o favorito para a vaga — que terá a indicação submetida ao plenário do Senado.

Joaquim Barbosa apoiou Lula contra Bolsonaro

Relator do processo do Mensalão no STF, ocasião em que votou pela condenação de petistas investigados por corrupção, Joaquim Barbosa gravou vídeo em que apoiou a candidatura presidencial de Lula contra Jair Bolsonaro no ano passado. O conteúdo teria sido gravado a pedido de Geraldo Alckmin (PSB), então candidato a vice na chapa encabeçada pelo petista.

COMPARTILHAR