Antes de Lula assumir o mandato, foram ao menos 32 bloqueios
Desde que seu marido, o esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumiu a Presidência em janeiro, a atual primeira-dama, Janja da Silva, já bloqueou no mínimo 19 perfis no X, antigo Twitter, rede social em que ela é bem ativa.
Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a maioria das contas bloqueadas se tratam de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com pequeno alcance de seguidores e que fizeram críticas a ela.
Entre os perfis de maior influência, por outro lado, está o Dama de Ferro, que dissemina ideias liberais em homenagem à antiga primeira-ministra, Margaret Thatcher. O perfil tem 1 milhão de seguidores.
Em meio às contas bloqueadas está também a do deputado estadual Léo Siqueira (Novo-SP), que criticou Janja por relacionar o apagão que houve recentemente no Brasil com a privatização da Eletrobras.
Siqueira comentou em seu perfil o bloqueio que recebeu da primeira-dama.
“Não aguentou meia dúzia de dados e fatos contra o tuíte dela. Não foi a 1ª nem a última vez que ela solta informações falsas. É surpreendente que saia repetindo aos quatro cantos o conceito de democracia, e que não esteja à vontade com opiniões divergentes”, escreveu.
Janja já tinha esse hábito antes mesmo de Lula assumir seu mandato. No último ano, ela bloqueou pelo menos 32 contas divergentes a ela. Entre os perfis, estava o da deputada federal, Carla Zambelli (PL-SP).