Líderes partidários e ministros também estão no encontro
Depois de uma aprovação — com 382 votos a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária na Câmara dos Deputados –, o petista Lula recebeu, na tarde desta sexta-feira, 7, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Alvorada.
Alguns líderes partidários e ministros também estiveram na reunião com o líder esquerdista. O intuito do encontro é agradecer ao deputado alagoano pela ajuda na aprovação da PEC.
Além disso, Lira auxiliou o governo na aprovação em votação simbólica do projeto de lei do que retoma o “voto de qualidade” no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
No início desta semana, o presidente da Câmara cancelou todas as sessões de comissões fixas, temporárias e de inquéritos — como CPIs –, para colocar todos os deputados no Plenário. A ideia também era aprovar o arcabouço fiscal, mas a matéria ficou para agosto.
Conforme apuração, a liberação de emendas parlamentares impositivas — ou seja, obrigatórias — nas vésperas e no dia da votação da PEC, fez o “clima” distensionar na Câmara.
Os cargos em estatais, que estavam congelados pelo governo, também foram concedidos pelo petista a fim de dar completar os votos da reforma tributária.