Nesta sexta-feira (17), o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) criticou o novo juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio, que está responsável pelos casos remanescentes da operação Lava Jato. As informações são da Folha de S. Paulo.
Deltan destacou que Eduardo não tem a neutralidade que prega para julgar os casos envolvendo corrupção na Petrobras. Ainda segundo ele, o novo juiz titular já teria demonstrado desprezo por integrantes da Lava Jato.
“Ele invoca buscar neutralidade, mas a neutralidade alegada com palavras é desmentida pelos fatos”, comentou o parlamentar.
Appio é crítico do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que já ocupou o posto de juiz da Lava Jato, e contesta a prisão preventiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2018. Segundo ele, “não havia justificativa jurídica para prender uma pessoa com mais de 70 anos”.
Dallagnol também citou uma doação de R$ 13 que consta em nome de Eduardo Appio e que foi feita à campanha de Lula, em 2022. Nos registros da Justiça Eleitoral, constam dois pagamentos em nome do juiz: um para o petista e o outro, no valor de R$ 40, para uma candidata a deputada estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná.