Delegado que investigou Felipe Neto mira editor do Intercept

Pablo Sartori quer explicações de Leandro Demori sobre texto que acusava policiais da Core

O delegado de polícia Pablo Dacosta Sartori, que chegou a investigar o youtuber Felipe Neto e os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos, agora abriu um inquérito contra o jornalista Leandro Demori, editor-executivo do site The Intercept Brasil.

A investigação foi aberta pela delegada Daniela dos Santos Rebelo Pinto, no último dia 19 de maio. A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, comandada por Sartori, tem 30 dias para concluir o inquérito.

Demori se tornou alvo do processo após o The Intercept publicar uma newsletter, no dia 8 de maio, com acusações contra policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Rio de Janeiro. O texto afirmava que os agentes, que estavam envolvidos na operação no Jacarezinho, em maio, eram “conhecidos como ‘facção da Core’”.

O próprio delegado Sartori foi quem pediu a abertura do inquérito, do qual serviu como testemunha. Demori foi intimado a depor nesta quinta-feira (10), às 14h.

FAMOSOS INVESTIGADOS

O delegado Pablo Sartori ganhou repercussão nacional após abrir investigações contra famosos. O primeiro deles foi o youtuber Felipe Neto, que chamou o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”. Os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos também foram alvos de um inquérito, desta vez após abertura de uma notícia-crime registrada pela senador Flávio Bolsonaro.

COMPARTILHAR