A comentarista da GloboNews, Carolina Cimenti, causou controvérsia durante uma análise política no programa Em Pauta, na última segunda-feira (5), ao afirmar que ser judeu é uma “fraqueza”.
A declaração foi feita em meio a um comentário sobre a defesa do direito de Israel se proteger.
“(…) Por outro lado, ele tem uma fraqueza que é ser judeu e defender o direito de Israel se defender, que a gente sabe que é um assunto muito polêmico…”, afirmou Carolina Cimenti durante o programa.
A fala repercutiu amplamente nas redes sociais e gerou indignação, especialmente após o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) compartilhar o vídeo com a declaração na quinta-feira (8).
Em sua publicação, o deputado criticou duramente a comentarista.
“Irresponsável, inadmissível e criminosa a fala da jornalista em dizer que ser judeu é uma fraqueza. Não há problema nenhum ser judeu. O desrespeito à religião, à crença, tem sido corriqueiro em parte da imprensa brasileira. Indignação é pouca para essa falta de humanidade!”, declarou o deputado.
O comentário de Carolina Cimenti é ainda mais preocupante no contexto atual, considerando a escalada de tensão no Oriente Médio após o ataque a Israel em 7 de outubro de 2023.
A afirmação da jornalista contribui para a propagação de preconceito e ódio contra judeus e israelenses, exacerbando um momento já delicado e potencialmente inflamando ainda mais os ânimos.