Âncora da CNN reagiu a novas críticas do presidente ao Banco Central
“Socorro, Deus”. Foi como reagiu Daniela Lima, âncora da CNN, a mais uma fala controversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o mercado financeiro. O petista tem travado uma briga de foice contra a autonomia do Banco Central, e a jornalista criticou essa postura.
“Nossa, gente. Socorro, Deus (…). Porque você sabe que é aquele tipo de coisa que vai ter reação de mercado”, disse Daniela durante edição do CNN 360 desta segunda-feira (6).
A âncora apontou que toda vez que um presidente da República interfere no trabalho do Banco Central – num país de Banco Central autônomo – “dá ruim, o mercado chia”.
“Porque entende-se que está havendo pressão e interferência política em uma decisão que deveria ser técnica”, disse aos comentaristas do noticiário.
As críticas de Lula ao Banco Central ocorreram durante seu discurso na cerimônia de posse de Aloizio Mercadante como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta segunda. O petista convocou os empresários a cobrar uma diminuição da taxa e sustentou ser uma “vergonha” os aumentos de juros.
“É só ver a carta do Copom [Comitê de Política Monetária do Banco Central] para a gente ver que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que deram à sociedade brasileira. A classe empresarial precisa aprender a cobrar pelas taxas altas de juros”, discursou Lula.