Cristão pode ter Árvore de Natal?

A origem dessa tradição remete ao cristianismo e seu significado

A árvore de Natal é uma tradição cristã e não pagã. Logo, cada crente deve decidir por si só se quer aderir a essa cultura ou não.

Algumas tradições pagãs tinham coisas parecidas, no entanto, a Árvore de Natal vem de costumes cristãos.

Qual a origem da Árvore de Natal?

Muitos dizem por aí que Martinho Lutero foi o primeiro a montar na sua casa.

Já outras lendas dizem que um pregador cortou um carvalho que os pagãos estavam adorando e milagrosamente cresceu um pinheiro no seu lugar.

Essa tradição começou por volta do século XV ou XVI entre os cristãos, mas foi só a partir dos séculos XVII e XIX que ela se espalhou por toda Europa.

É pecado ter Árvore de Natal em casa?

Não é pecado. Embora algumas pessoas afirmem que essa prática é uma idolatria, ninguém adora uma árvore de Natal, pelo contrário, ela é usada como um símbolo do nascimento de Jesus.

Além disso, não encontramos nenhuma passagem bíblica condenando a decoração de uma árvore. Em contrapartida, vemos costumes de decoração em celebrações.

Um exemplo bem claro disso é quando o povo de Jerusalém decorou as ruas com folhas para celebrar a chegada de Jesus em Mateus 21:8-9).

Mas afinal, qual o significado da Árvore de Natal?

Pinheiro

O pinheiro simboliza a força e a resistência, pois ele resiste a altas temperaturas no inverno e continua com suas folhas verdes. Da mesma forma, Jesus é a nossa esperança em tempos difíceis, é nEle que devemos nos apoiar.

Estrela

A estrela que geralmente fica no topo da Árvore, simboliza a estrela que guiou os magos até Jesus quando ele nasceu (Mateus 2:9-10).

Luzes

Jesus é a luz do mundo que veio para iluminar as nossas vidas em meio às trevas (João 8:12).

Triângulo

O pinheiro tem um formato triangular que representa a Trindade, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Essa decoração tão linda continua sendo tradição na comemoração do nascimento de Jesus todos os anos. Agora você decide se quer aderir ou não.

Fonte: Gospel Prime

COMPARTILHAR