Lei municipal proíbe que cidadãos ajudem pessoas passando fome
Norma Thornton, uma idosa de 78 anos, foi presa no ano passado em Bullhead City, no Arizona, após ter alimentado sem-tetos em um parque público, violando uma lei municipal.
“Eu não me importo com o que eles dizem. Eles estão errados e eu estou certa”, avalia ela sobre o ocorrido.
“Como o dia estava acabando e todos já tinham ido embora, (o) último cavalheiro apareceu, eu servi sua comida e quando ele estava indo embora, alguns policiais chegaram e perguntaram o que eu estava fazendo”, disse Thornton a CBN News.
Em seguida, os policiais informaram Thornton sobre sua prisão, flagrada em vídeo. Ela foi colocada na parte de trás da viatura de polícia, como uma criminosa.
“Tecnicamente, eu deveria estar algemando você e tudo mais, mas não vou fazer isso porque não acho que você irá resistir a prisão”, pode-se ouvir um policial proclamando. “Eu não acho que você quer me machucar.”
Embora a contravenção tenha sido retirada posteriormente, Thornton teria sido informada de que ela enfrentaria pena de prisão se fosse considerada culpada de qualquer futura alimentação no parque.
Questionada sobre suas motivações para arriscar sua liberdade em favor de ajudar o próximo, ela afirma que é motivada por Jesus.
“A motivação número um é meu Salvador, Jesus Cristo”, disse Thornton. “Em seu Pai, somos informados repetidamente: o primeiro e mais importante mandamento é o amor – ame o próximo, ame o próximo. Ele nos diz várias vezes: ‘O que você faz ao menor do meu povo, faça a mim’.”