Senador quer que Anderson Torres explique declaração dada à revista Veja
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros, afirmou que o ministro da Justiça, Anderson Torres, deve ser convocado para depor à comissão. A intenção é que ele explique uma declaração dada à revista Veja sobre um pedido de informações que fará à Polícia Federal (PF).
Na semana passada, Torres informou que irá pedir à PF dados sobre inquéritos envolvendo governadores e que tratam de “irregularidades e desvios de dinheiro público”. Para Renan Calheiros, a fala do ministro foi uma tentativa de “acuar” a CPI.
– O ministro da Justiça deu entrevista à revista ‘Veja’ dando declarações de que vai requisitar à Polícia Federal dados de investigações contra governadores, tudo num contexto de tentar acuar a CPI. Ele acabou insinuando colocar a PF como polícia política, isso não tem cabimento, não vivemos um estado policial
Nesta domingo, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que iria apresentar um requerimento de convocação à CPI. Caberá à comissão aprovar o pedido, o que deve acontecer, de acordo com Renan Calheiros.
– Ele [Anderson Torres] vai ter de justificar o que disse. Vai, com certeza, ser convocado. O vice-presidente Randolfe vai apresentar requerimento pedindo a convocação e vamos aprovar. Ele não pode usar o governo para pressionar senadores e governadores – explicou.