Covid-19 é uma doença vascular, concluem cientistas

Pesquisadores do Salk Institute e da Universidade da Califórnia em San Diego demonstraram como o coronavírus danifica vasos sanguíneos

Inicialmente considerada uma doença respiratória, a covid-19 é, na verdade, uma doença vascular, conclui estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas do Salk Institute e da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. O material foi publicado na sexta-feira, 30 de abril, no jornal científico Circulation Research.

Na pesquisa, os estudiosos documentaram como a proteína spike, do vírus Sars-CoV-2, contribui para danificar as células do sistema vascular. De acordo com os pesquisadores, a descoberta deve possibilitar a criação de tratamentos mais eficazes contra a doença que matou mais de 3 milhões de pessoas.

“Isso poderia explicar por que algumas pessoas têm derrames e por que algumas pessoas têm problemas em outras partes do corpo. A semelhança entre os casos é que todos têm bases vasculares”, explica, em comunicado, Uri Manor, coautor do estudo e professor assistente de pesquisa no Instituto Salk.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR