Serão convidados os quatro primeiros colocados em pesquisa eleitoral realizada na semana anterior ao debate
Os quatro melhores colocados nas pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República serão convidados para um debate em “pool” na imprensa, isto é, diversas emissoras irão transmitir o evento ao mesmo tempo. O debate está programado para o dia 14 de setembro, em São Paulo.
O consórcio de veículos inclui G1, O Globo, Valor, Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo e UOL.
O debate tem o objetivo de assegurar que o eleitor brasileiro consiga ter conhecimento aprofundado sobre o que pensam e como se posicionam em relação aos temas centrais os candidatos favoritos a governar o país de 2023 a 2026. Por isso, o evento só será confirmado se, pelo menos, três dos quatro primeiros colocados garantirem presença e comparecerem no dia.
Nesse caso específico, o debate permitirá tanto perguntas entre os candidatos quanto de jornalistas para os candidatos. Com uma duração aproximada de duas horas, ele será transmitido ao vivo exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio.
A partir desta sexta-feira (29), todas as campanhas de candidatos e pré-candidatos à Presidência serão procuradas pelo consórcio para que tenham conhecimento dos detalhes do evento. Nos próximos dias, haverá uma reunião das campanhas com o consórcio. Em seguida, os candidatos terão uma semana para firmarem o compromisso de participar do debate.