É comum se olhar no espelho e perceber que a barriga está muito maior que o normal, isso acontece quando o corpo retém líquidos. Apostar em bebidas saudáveis, como chás para desinchar, e algumas sessões de drenagem podem solucionar o problema.
De acordo com a CEO da empresa Empório FIT, Paula Danielly, os chás tem várias finalidades: é diurético, aceleradora de metabolismo e digestivo e deminui a pressão arterial.
Além de desinchar, certas infusões ajudam a tratar infecções urinárias. Confira cinco opções que podem ajudar nesse processo.
1. Chá de hibisco
De acordo com estudo desenvolvido pela Sociedade Internacional e Etnofarmacologia e publicado no Journal of Ethnopharmacology, essa flor possui propriedades antioxidantes, excelente para eliminar toxinas e a retenção de líquidos.outra pesquisa, feita com ratos, apontou que o efeito diurético da flor produz resultados muito parecidos com os de remédios feitos para essa finalidade, como hidroclorotiazida e furosemida.
Outra pesquisa apontou que o efeito diurético da flor produz resultados muito parecidos com os de remédios feitos para essa finalidade, como hidroclorotiazida e furosemida.
Como resultado, o chá de hibisco é bom para aumentar a produção da urina e, assim, diminuir o inchaço da barriga.
2. Chá de cavalinha
Sem dúvida, esta opção é um dos chás para desinchar mais conhecidos no Brasil. A bebida oferece não só ação diurética, como também um alívio rápido para o inchaço. Esse benefício foi comprovado por uma revisão recente, de 2017, que prova que o efeito diurético desta planta é similar ao do remédio hidroclorotiazida, que é produzido em laboratório.
Um benefício dessa infusão é seu poder anti-inflamatório que auxilia os rins a eliminarem os líquidos retidos. Vale destacar também que a cavalinha é rica em flavonóides que são poderosos combatentes de substâncias tóxicas no organismo.
Segundo Paula, esse chá não é vendido aleatoriamente, a pessoa tem que ter conhecimento para poder comercializar esse chá, diferente dos demais chás.
3. Chá verde
O chá verde é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. A infusão oferece uma série de benefícios à saúde, incluindo o poder diurético.
Isso é graças à cafeína, que previne a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço na barriga. No entanto, para garantir esse benefício é necessário consumir em média três xícaras de chá verde por dia.
Além disso, a bebida também contém importantes vitaminas, como as do grupo C, K, B1 e B2, que possuem ação antioxidante, ajudam na coagulação sanguínea, colaboram com a saúde óssea e favorecem o metabolismo.
Como resultado, o consumo frequente da infusão faz com que os inchaços fiquem cada vez mais raros.
4. Chá de salsinha
Poucas pessoas sabem que esse tempero é um poderoso ingrediente para diminuir o tamanho da barriga. Por isso, ele com certeza precisava entrar para esta lista de chás para desinchar.
Um estudo internacional apontou que animais que consumiam salsinha no dia a dia produziam mais urina por causa de compostos chamados de flavonoides.
Além disso, as propriedades medicinais deste chá fazem dele uma indicação de profissionais de saúde no tratamento de infecção urinária. Afinal, com a maior produção de urina, mais líquido existe para limpar os tratos urinários.
5. Chá de gengibre
É possível desinchar e ainda perder umas calorias com a inclusão do chá de gengibre na dieta.
O gengibre é um alimento termogênico e anti-inflamatório, que colabora com a queima de gordura. Além disso, também possui ação antimicrobiana e antioxidante. Por isso, o consumo diário desta raiz é capaz de auxiliar na redução das celulites e diminuir outros processos inflamatórios.
E, claro, não podemos deixar de mencionar a ação diurética desta bebida.
O que fazer para desinchar o corpo rapidamente?
Receita para responder essa pergunta é muito simples: alimentação balanceada com chás para desinchar e prática de exercícios aeróbicos e cardiovasculares.
Essa rotina faz com que o corpo fique saudável e, assim, os inchaços ficarão cada vez mais raros. É importante destacar que esse inchaço, especialmente o abdominal, é resultado de hábitos do dia a dia.
Por isso, na medida do possível, é importante manter uma rotina regrada e sempre com acompanhamento médico e nutricional.